CURUPÁ, A HISTÓRIA.

Em fins do século XIX existiam na região, dois grandes núcleos, a Fazenda Santana e Fazenda São João das Três Barras, cujos domínios vieram a constituir o atual Município.A fazenda São João das Três Barras era assim denominada por fazerem nela, convergência de três córregos: São João, o córrego do meio e o córrego do Cavalo.Joaquim Pinto Ramalho doou ao Bispado de São Carlos vinte alqueires de terras, à margem esquerda do Córrego do Cavalo, em louvor a Nossa Senhora do Bom Conselho.Nesta gleba começou a surgir uma pequena povoação, quando João Satyro instalou uma pequena taberna, em casa alugada de João Lopes Martins.Nessa época Dª. Mariana Antonia de Jesus, uma das herdeiras da fazenda São João das Três Barras, doou uma segunda gleba - dez alqueires - ao Bispado de São Carlos, à margem direita do Córrego do Cavalo. O progresso acentuou-se e a lavoura tomou incremento.Isso levou Ibitinga, a quem pertencia a povoação, a instalar um Distrito Policial, com o nome de Jacaré.Logo depois a denominação foi substituída para tabatinga, por ser o Patrimônio formado por um grupamento de casas brancas, cuja alvura a todos chamava a atenção.Tabatinga em tupi-guarani significa aldeia branca (taba= aldeia, tinga = branca). Em 1911 Tabatinga foi elevada à categoria de Distrito de Paz, continuando a pertencer ao Município de Ibitinga.Seguiu-se uma fase de progresso com a construção das primeiras escolas e, em 1925 foi elevado a Município, cuja instalação deu-se no ano seguinte.
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA Distrito criado com a denominação de Tabatinga, por Lei Estadual no 1267, de 04 de novembro de 1911, no Município de Ibitinga.Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, figura no Município de Ibitinga o Distrito de Tabatinga.Elevado à categoria de Município com a denominação de Tabatinga por Lei no 2085, de 18 de dezembro de 1925, desmembrado de Ibitinga. Constituído de 2 Distritos: Tabatinga e Nova Europa. Sua instalação verificou-se no dia 22 de março de 1926.Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Tabatinga figura como Município composto de 2 Distritos: Tabatinga e Nova Europa.Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31/07/1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Tabatinga pertence ao termo judiciário de Ibitinga, e se divide em 2 Distritos: Tabatinga e Nova Europa.No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Tabatinga é composto dos Distritos de Tabatinga e Nova Europa, e pertence ao termo de Itápolis, da comarca de Itápolis.Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Tabatinga ficou composto dos Distritos de Tabatinga e Nova Europa comarca de Itápolis, assim figurando no quadro territorial fixado pela lei nº 233, de 24/07/1948 para vigorar em 1949-1953.Aparece composto apenas de 1 Distrito, Tabatinga, no fixado pela Lei nº 2456, de 30-XII- 1953 para 1954-1958, comarca de Itápolis - menos o Distrito de Nova Europa, elevado à categoria de Município pela mesma lei.Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959, cria o Distrito de Curupá e incorpora ao Município de Tabatinga.Em divisão territorial datada de 1/07/1960 e Município de Tabatinga figura com 2 Distritos: Tabatinga e Curupá. Assim permanecendo em divisão territorial.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

LUGAR DE LIXO,É NO LIXO!!!


Passeando nas férias,fui até o alto sentido quem vai para Forma,fui tirar fotos da cidade lá de cima,tirei fotos lindas,mas ao subir no carro e começar a descer,eis com me deparei ao olhar para o lado no canavial:

Pois é,quem será a pessoa "tão educada",que jogou lixo no meio do canavial?!
Isso é um absurdo!!!
Curupá tem coleta três vezes por semana,infelizmente descobri que em todos os lugares existe,falta de educação,falta de respeito pelo próximo e pelo meio ambiente.
Lembrando que para um povo cobrar e exigir coisas,tudo tem que começar pelo próprio povo,educação,amor pela cidade,respeito por tudo que os rodeia.As autoridades tem que começar a fazer algo,e o povo também.
Lugar de lixo,é no lixo!

sexta-feira, 30 de julho de 2010

MANIFESTAÇÃO POPULAR,É ISSO AÍ. COLOQUEM A "BOCA NO TROMBONE"!!!



Aí está,já tem gente se manifestando,o blog também serve para isso,façam seus comentários que eu vou postar!

Sou super a favor da emancipação da nossa querida Curupá. Nossa "terrinha" merece isso, o povo de lá merece isso... Tabatinga de fato só lembra que existe Curupá qd está perto das eleições... só assim vejo as ruas sendo asfaltadas, os buracos tapados... por falar em buraco... tem um em frente de casa que já está lá faz uns 2 anos, eu acho... Kd os vereadores que representam Curupá???? Sem mais... KAROL

terça-feira, 27 de julho de 2010

EMANCIPAÇÃO JÁ!


Não sei se todos sabem,mas Curupá está entre as cidades que entraram com o pedido de emancipação,e apesar de muitos moradores de Curupá serem contra a emancipação,o blog CURUPÁ é a favor da emancipação sim!Esse blog sempre será a favor da democracia,dos direitos dos cidadãos,de todo o crescimento,seja ele pessoal,da cidade,do comércio,etc.Tabatinga esqueceu-se de Curupá,as vias públicas estão abandonadas,a praça,tão bonita,tem os passeios destruídos,há um prédio(em breve esse assunto será tratado aqui com exclusividade),onde deveria ser um hospital,totalmente abandonado,uma obra que o povo pagou!Então nada melhor para um lugar esquecido pela atual prefeitura e por outras que já passaram,que se emancipe.

Vamos esclarecer algumas dúvidas sobre o Movimento“EMANCIPAÇÃO JÁ”.

-Você sabe o que é Emancipação? É quando uma região ou um distrito que não está contente com os seus governantes,e deseja tornar-se um município independente.

-Por que isto acontece?
Pelo motivo de que uma região ou distrito,que estão longe do centro da cidade,não estão com seus direitos básicos atendidos plenamente,ou simplesmente nem atendidos,como: saúde,educação e segurança e outras necessidades que têm por direito.

• Vocês querem sua cidade.Lutem todos juntos.

• Querem mais saúde para suas famílias.

• Querem mais educação para as crianças.

• Querem mais segurança para a população.

• Querem ter pelo menos um lugar para pagar ou receber contas em bancos.

• Querem um cartório.

• Querem uma delegacia informatizada,atendendo 24 horas.

• Querem um batalhão,com viaturas e policiais competentes,mais segurança.

• Querem transporte decente.

Para ser um município,os cidadãos têm que lutar,juntos,na defesa de seus direitos
Todos vão ganhar com esse projeto EMANCIPAÇÂO JÁ.Exemplo:os imóveis serão muito mais valorizados e o comércio vai vender muito mais;vocês terão tudo o que uma cidade precisa.Não dependerão mais da boa vontade,ou má vontade,nem do descaso da prefeitura da cidade Mãe,no caso Tabatinga,que acha que cuidar do distrito é um favor,não é não,vocês pagam impostos,pagam suas contas,como os moradores de Tabatinga,portanto deveriam ter o mesmo tratamento,coisa que visivelmente não acontece.
Só que para isto deixar de ser um sonho e virar realidade é preciso que toda população participe. A lei determina que é preciso colher no mínimo 10 mil assinaturas para,depois disso,se realizar o plebiscito.
Faça parte deste abaixo-assinado.Você só precisa provar que mora em uma dessas regiões.Venha e participem das reuniões.Tire suas dúvidas sobre o projeto EMANCIPAÇÃO JÁ.

Por exemplo: Hortolândia tem um orçamento de aproximadamente R$ 410 milhões. Orçamento que já é maior que o de Sumaré. Desde que Hortolândia se emancipou, até hoje, só ganhou com a emancipação. Pense nisso!!!

Façam campanha pela emancipação,só o povo pode fazer,cobrar,votar,DECIDIR!!!
Informações: (19) 3854-2016 ou (19) 9106-7202

segunda-feira, 26 de julho de 2010

ACABEI DE CHEGAR,E VEM AÍ MUITAS NOVIDADES....


Bem,acabei de chegar de Curupá,depois de duas semanas maravilhosas de férias e de trabalho,tirei muitass fotos,colhi muitas informações,conversei com muita gente,fui à reunião da emancipação,me diverti,descansei e estou com muita coisa,mas muita coisa mesmo para colocar aqui no nosso blog,mas ainda tenho que descarregar fotos,e ir postando devagar.Enfim,teremos muitas poostagens novas,informações,textos etc.
Continuem seguindo,lendo,porque com certeza,para os moradores de Curupá,principalmente esse blog vai ficar cada dia mais interessante!!!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Notícia mandada em primeira mão pela Elizândra...


Oiiiii...hoje um pessoal de Curupá, foi ai pra São Paulo, pra uma assembléia que é pra ver se passa alguns distritos a município e o Curupazinho ta no meio, e sei que vc torce muito por isso tb, que ficaria feliz em saber que estamos pelo menos tentando...conseguir será consequência...beijosss,fica com Deus.(Em 08/06/2010)

O QUINTAL

a
Quando uma pessoa começa a melhorar de vida,pensa logo em comprar uma boa casa.E o que é uma boa casa? É preciso ter piscina,suítes,um jardim,imaginam os pais.Eles querem para os filhos uma infância saudável,com confortos que não tiveram,mas não lembram do principal:UM QUINTAL!
Um quintal nem precisa ser graaaande, e o chão DEVE ser de terra batida.Nele deve haver árvores que pareçam não ter sido plantadas,mas sempre existido.Um abacateiro,uma mangueira,jabuticabeira,goiabas vermelhas,ah, e não pode faltar uma mexeriqueira.No fundo,talvez,um galinheiro tosco,com uma porta quebrada,para que três ou quatro galinhas possam correr quando alguém quiser pegá-las.Nenhum computador levará uma criança ao deslumbramento que ela terá ao encontrar um ovo no galinheiro,um lagarto no quintal,a emoção de subir numa árvore e comer até se lambusar e ter dor de barriga,segurar um ovo acabado de botar,ainda quentinho,é o mistério da vida nas mãos dela,mais puro e mais simples do que ver num livro,ou na internet.
Um dia a vó avisa que vai matar uma galinha para o almoço...As crianças podem ver a cena trágica... Mais uma lição de vida,e morte,será ainda mais completa.E mais lições serão aprendidas quando alguém sugerir fazer uma peteca com as penas mais duras e algumas palhas de milho.Mas será que alguém sabe do que estou falando?
Voltando:esse quintal deve ser meio"abandonado",mas muito limpo;alguém duas vezes por dia tem que rastelar.Tem que ter um tanque pra lavar o pé da criançada quando elas pisam na lama,ou em outras ecas,de galinha por exemplo,e um varal com pregadores de madeira.Nesse lugar não vai ter horta ,nem pomar organizado.Em compensação,é bom que exista do outro lado do muro uma enorme árvore de frutas para que se possa praticar o melhor crime do mundo;roubar frutas do vizinho!
Ah,vai haver uma touceira de mato ,ou banana,ou bambu,no fundo para que um adulto sempre grite:não suba lá tem cobra,aranha... Não há infância que se preze sem medo ou curiosidade de cobras.Quando as goiabas começam a crescer,fica todo mundo de olho até a primeira delas estar no ponto para ser arrancada e mordida alí mesmo,sem lavar.E que sensação,quando o bicho da goiaba aparece se mexendo! Aí sem que ninguém precise dizer nada,você começa a aprender que a vida é assim;ou se compra uma goiaba bonita,mas sem gosto,ou espera com paciência ela amadurecer no pé até desfrutar o imenso prazer de dar aquela dentada ,com direito a bicho e tudo.Tem que ter portão aberto o tempo todo pra mulecada entrar e sair,tem de ter um balanço,espaço para fogueira e pega-pega,e um carramanchão pra os mais velhos brincar de "beijo,abraço,aperto de mão",e beijar escondido.Ai;o quintal é tudo de bom!!!
Mas o tempo voa.De repente você cresce,se sente só,abre o caderno de telefones,ou pior,a lista de contatos de e-mails,e percebe sua pouca afinidade com a maioria dos nomes que estão lá,que tem vivido uma vida que não tem nada a ver,e começa a procurar um sentido para as coisas.Não encontra resposta,claro,mas um dia está no trânsito,vê um terreno baldio,uma casa antiga,e se lembra daquele quintal,e percebe que essa é a lembrança,mais importante e mais feliz de sua vida.E passa a olhar o mundo com a superioridade de quem tem um tesouro guardado dentro do peito,mas ninguém sabe.Eu tenho esse tesouro dentro do meu coração,e ele está aí,em Curupá!

sexta-feira, 4 de junho de 2010





A QUADRILHA!!!










Mais uma festa das gerações,de novo um sucesso!!!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Eu estou feliz... Obrigada!!!


Eu queria agradecer desde já, as pessoas que estão seguindo o blog,estou muito feliz,queria também agradecer as pessoas que já postaram comentários,a Ju Caipira,Renata Gasparini...
Continuem seguindo,mandando comentários,idéias,textos,podem mandar reclamações,eventos,vou colocar tudo aqui.
E divulguem o blog também,afinal é sobre a história de vocês todos, que fazem esta cidadezinha existir.E eu agradeço!
Katia

domingo, 25 de abril de 2010

sexta-feira, 23 de abril de 2010

NOTÍCIAS E ACONTECIMENTOS DAS ANTIGAS...

Formatura da oitava série de 1987,do Fernando Brasil,sai em jornal...

Convite da colação de grau...

domingo, 18 de abril de 2010

CURUPÁ JÁ FOI ASSIM...









CURUPÁ NAS PÁGINAS DO MEU DIÁRIO DE 1991

Eu sempre escrevi, e sempre tive diários,todos os anos,e em todos Curupá aparece muito,principalmente,nos da época da minha adolescência.Interessante,como a vida passa,mas os momentos podem ser imortalizados...

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A VERDADEIRA FEPASA - EFA



Fepasa, quer dizer:Ferrovias Paulistas S/A.Que no caso de Curupá,nem era Fepasa,mas sim fazia parte da EFA,Estradas de Ferro de Araraquara.
Apesar de hoje em dia ,a "Fepasa" em Curupá ser um novo bairro,uma comunidade,ela só tem esse nome porque começou a ser construida em cima,e até em algumas contruções da antiga estrada de ferro de Curupá,por sinal um ramal muito importante da Fepasa na época.A Fepasa de Curupá tem muita história...
Município de Tabatinga, SP
Ramal de Tabatinga - km 38,912 SP-0019
Inauguração: 01.02.1915
Uso atual: fechada sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1915

HISTORICO DA LINHA: O ramal que saía de Silvânia era o único ramal da E. F. Araraquara, e começou a ser construído em 1908. O primeiro trecho entregue o foi em 1911, tendo ele chegado em Tabatinga, na E. F. Dourado, em 1916, que era uma estação administrada em conjunto com esta ferrovia. O ramal permaneceu com bitola métrica mesmo após o alargamento da bitola da EFA nos anos 50, e foi finalmente extinto em 1966.


A ESTAÇÃO: A estação de Curupá foi aberta em 1915, um ano antes de o ramal da EFA alcançar a estação de Tabatinga, na E. F. do Dourado. De Curupá saía o ramal de Itaquerê, particular, e que alcançava a estação de Itaquerê, na fazenda do mesmo nome, ramal este que, segundo alguns, era administrado também pela EFA. A estação foi fechada com o ramal, em 1966. Hoje está em estado precário, fechada, ao lado da rua principal do bairro de Curupá.Ao lado, pátio da estação em Curupá,1939e na mesma foto á direita,a vila de Curupá.

quinta-feira, 15 de abril de 2010