CURUPÁ, A HISTÓRIA.

Em fins do século XIX existiam na região, dois grandes núcleos, a Fazenda Santana e Fazenda São João das Três Barras, cujos domínios vieram a constituir o atual Município.A fazenda São João das Três Barras era assim denominada por fazerem nela, convergência de três córregos: São João, o córrego do meio e o córrego do Cavalo.Joaquim Pinto Ramalho doou ao Bispado de São Carlos vinte alqueires de terras, à margem esquerda do Córrego do Cavalo, em louvor a Nossa Senhora do Bom Conselho.Nesta gleba começou a surgir uma pequena povoação, quando João Satyro instalou uma pequena taberna, em casa alugada de João Lopes Martins.Nessa época Dª. Mariana Antonia de Jesus, uma das herdeiras da fazenda São João das Três Barras, doou uma segunda gleba - dez alqueires - ao Bispado de São Carlos, à margem direita do Córrego do Cavalo. O progresso acentuou-se e a lavoura tomou incremento.Isso levou Ibitinga, a quem pertencia a povoação, a instalar um Distrito Policial, com o nome de Jacaré.Logo depois a denominação foi substituída para tabatinga, por ser o Patrimônio formado por um grupamento de casas brancas, cuja alvura a todos chamava a atenção.Tabatinga em tupi-guarani significa aldeia branca (taba= aldeia, tinga = branca). Em 1911 Tabatinga foi elevada à categoria de Distrito de Paz, continuando a pertencer ao Município de Ibitinga.Seguiu-se uma fase de progresso com a construção das primeiras escolas e, em 1925 foi elevado a Município, cuja instalação deu-se no ano seguinte.
FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA Distrito criado com a denominação de Tabatinga, por Lei Estadual no 1267, de 04 de novembro de 1911, no Município de Ibitinga.Em divisão administrativa do Brasil referente ao ano de 1911, figura no Município de Ibitinga o Distrito de Tabatinga.Elevado à categoria de Município com a denominação de Tabatinga por Lei no 2085, de 18 de dezembro de 1925, desmembrado de Ibitinga. Constituído de 2 Distritos: Tabatinga e Nova Europa. Sua instalação verificou-se no dia 22 de março de 1926.Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, Tabatinga figura como Município composto de 2 Distritos: Tabatinga e Nova Europa.Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31/07/1937, bem como no quadro anexo ao Decreto-lei Estadual nº 9073, de 31 de março de 1938, o Município de Tabatinga pertence ao termo judiciário de Ibitinga, e se divide em 2 Distritos: Tabatinga e Nova Europa.No quadro fixado, pelo Decreto Estadual nº 9775, de 30 de novembro de 1938, para 1939-1943, o Município de Tabatinga é composto dos Distritos de Tabatinga e Nova Europa, e pertence ao termo de Itápolis, da comarca de Itápolis.Em virtude do Decreto-lei Estadual nº 14334, de 30 de novembro de 1944, que fixou o quadro territorial para vigorar em 1945-1948, o Município de Tabatinga ficou composto dos Distritos de Tabatinga e Nova Europa comarca de Itápolis, assim figurando no quadro territorial fixado pela lei nº 233, de 24/07/1948 para vigorar em 1949-1953.Aparece composto apenas de 1 Distrito, Tabatinga, no fixado pela Lei nº 2456, de 30-XII- 1953 para 1954-1958, comarca de Itápolis - menos o Distrito de Nova Europa, elevado à categoria de Município pela mesma lei.Lei Estadual no 5285, de 18 de fevereiro de 1959, cria o Distrito de Curupá e incorpora ao Município de Tabatinga.Em divisão territorial datada de 1/07/1960 e Município de Tabatinga figura com 2 Distritos: Tabatinga e Curupá. Assim permanecendo em divisão territorial.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

A VERDADEIRA FEPASA - EFA



Fepasa, quer dizer:Ferrovias Paulistas S/A.Que no caso de Curupá,nem era Fepasa,mas sim fazia parte da EFA,Estradas de Ferro de Araraquara.
Apesar de hoje em dia ,a "Fepasa" em Curupá ser um novo bairro,uma comunidade,ela só tem esse nome porque começou a ser construida em cima,e até em algumas contruções da antiga estrada de ferro de Curupá,por sinal um ramal muito importante da Fepasa na época.A Fepasa de Curupá tem muita história...
Município de Tabatinga, SP
Ramal de Tabatinga - km 38,912 SP-0019
Inauguração: 01.02.1915
Uso atual: fechada sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1915

HISTORICO DA LINHA: O ramal que saía de Silvânia era o único ramal da E. F. Araraquara, e começou a ser construído em 1908. O primeiro trecho entregue o foi em 1911, tendo ele chegado em Tabatinga, na E. F. Dourado, em 1916, que era uma estação administrada em conjunto com esta ferrovia. O ramal permaneceu com bitola métrica mesmo após o alargamento da bitola da EFA nos anos 50, e foi finalmente extinto em 1966.


A ESTAÇÃO: A estação de Curupá foi aberta em 1915, um ano antes de o ramal da EFA alcançar a estação de Tabatinga, na E. F. do Dourado. De Curupá saía o ramal de Itaquerê, particular, e que alcançava a estação de Itaquerê, na fazenda do mesmo nome, ramal este que, segundo alguns, era administrado também pela EFA. A estação foi fechada com o ramal, em 1966. Hoje está em estado precário, fechada, ao lado da rua principal do bairro de Curupá.Ao lado, pátio da estação em Curupá,1939e na mesma foto á direita,a vila de Curupá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário